Higiene do Cão Pastor Alemão

Para mantermos nosso cão sempre saudável a higiene dele e do ambiente onde ele vive são muito importantes. Um dos maiores cuidados que devemos ter com a higiene do animal é com seu pêlo. O Pastor Alemão tem um tipo de pêlo que consiste em duas camadas, pêlo e subpêlo, que necessitam uma atenção maior do proprietário.  Usualmente deve se dado um banho por semana no verão e um banho a cada duas semanas no inverno. O ideal é que seja realizada uma primeira lavagem para retirada do excesso de impurezas e gordura da pele do animal e uma segunda lavagem, de preferência com um shampoo repelente de insetos, para dar brilho e maciez ao pêlo do animal.

Sempre durante o banho devemos examinar a pele do animal, observando áreas de queda de pêlos, áreas avermelhadas ou com coceira intensa.  Procurar sempre a presença de pulgas ou carrapatos, os quais podem transmitir doenças graves para os cães. Em áreas com sítios ou chácaras, recomendamos o uso de coleira anti-carrapato (Kiltix ®, por exemplo) ou antiparasitários Pour-on, como o Frontline ®, por exemplo.  Além disso, devemos aplicar um produto carrapaticida no ambiente onde os animais vivem para evitar a proliferação dos mesmos.

Devemos escovar todo o pêlo do animal três vezes por semana, sempre utilizando um abrilhantador de pêlos com repelente de insetos, que mantém a beleza e o briho por mais tempo e evita que moscas e mosquitos pousem no animal, que alem de incomodar o cão ode transmitir doenças ao  seu animal de estimação.

As orelhas do animal, assim como a boca devem ser observadas atentamente pelo proprietário. Sempre se deve ter atenção ao aparecimento de crostas amareladas ou acinzentadas nos dentes dos animais, o que pode ser um indício de cálculo dentário. Para evitar o aparecimento de cálculos dentários precocemente, nunca devemos alimentar os cães com comida caseira, a ração própria para cães não evita o aparecimento de cálculos mais diminuiu a sua intensidade e retarda o aparecimento, além de ser o alimento ideal para os cães. 

No caso das orelhas, deve ser realizada uma limpeza com algodão seco em todo pavilhão auricular uma vez por semana, retirando todo excesso de cera. Os Pastores Alemães tem uma maior propensão de desenvolverem otite (inflamação do canal auditivo), devido suas orelhas eretas, causando uma maior produção de cerúmen com odor forte. No caso de qualquer alteração deve-se procurar um Médico Veterinário de sua confiança.

O ambiente onde o cão vive deve ser limpo todos os dias, recolhendo as fezes e lavando com água e sabão neutro e uma vez por semana deve-se fazer uma lavagem com cloro ou amônia quaternária (Herbalvet®, por exemplo), para evitar a proliferação de bactérias e fungos naturais do ambiente. NUNCA se deve colocar o animal de volta ao ambiente com o piso molhado pois, a unidade do solo pode desencadear inúmeros problemas de pele entre eles micoses, proliferações fúngicas, entre outros. 

Os comedouros e bebedouros dos cães devem ser limpos também todos os dias, e quando o animal não estiver se alimentando, o comedouro deve ser retirado.

Seguindo essas dicas você terá um Pastor Alemão bonito e saudável por muito mais tempo e lembre-se sempre, qualquer dúvida ou alteração no seu animal procure o Médico Veterinário de sua confiança.

Tire suas dúvidas sobre cães entrando em contato conosco através do nosso e-mail, na seção “Fale Conosco” ou deixando sua dúvida no nosso Fórum. Teremos o maior prazer em responder as suas questões.