Cuidados para uma boa compra

A compra do nosso animal de estimação é sempre um momento muito legal, onde iremos escolher um cão para conviver conosco durante muitos e muitos anos. Para que esse momento de alegria não se torne problemático, tome algumas precauções no momento de comprar o seu filhote.


Exija um contrato de compra e venda do animal, com a descriminação de todos os registros do animal como tatuagem e numero do pedigree, se já houver e, todos os dados do comprador e do vendedor. Neste contrato deve haver também um prazo de carência, onde o vendedor se responsabiliza por doenças virais durante certo tempo após a venda do filhote. Além desses itens, deve constar também a forma de pagamento do filhote.


O certificado de vacinação do filhote também é de extrema necessidade que seja entregue ao novo proprietário, além de suas datas de desvermifugação já efetuadas.


No caso do nosso canil, o proprietário é instruído sobre as condutas necessárias nos próximos 90 dias de vida após a entrega do animal. Todas as próximas datas de vacinação e desvermifugação, alimentação ideal para o filhote, local adequado para seu crescimento, dicas para uma adaptação tranqüila em sua nova casa, entre outros esclarecimentos são fornecidos ao novo proprietário na hora da entrega do filhote pelo médico veterinário responsável do nosso canil.


O documento de pedigree do filhote deve ser entregue ao proprietário imediatamente após este ser gerado pelo órgão responsável pela verificação e registro de ninhadas no Brasil. Esse órgão tem reconhecimento internacional, estando assim o animal apto a ser reconhecido pelos órgãos competentes da raça em qualquer parte do mundo. Enquanto o trâmite legal para gerar o pedigree do animal ocorre, o órgão responsável emite a tarjeta de identificação de registro do animal, que deve ficar em propriedade do proprietário. Esse documento comprova que o processo de identificação do animal está em processo, substituindo o pedigree até este ficar pronto.


Seguindo esses cuidados na hora de comprar o animal você evita problemas futuros. Lembre-se que o animal conviverá com você por muitos e muitos anos e nós queremos que essa convivência seja com a maior alegria possível.


Tire suas dúvidas sobre cães entrando em contato conosco através do nosso e-mail, na seção “Fale Conosco” ou deixando suas dúvidas no nosso Fórum. Teremos o maior prazer em responder as suas questões.