Macho ou fêmea ?

Sempre que vamos adquirir um filhote, seja ele de pastor alemão ou poodle, ficamos em dúvida entre macho ou fêmea. Essa escolha depende muito da intenção do proprietário na hora da compra. Cães pastores normalmente têm a função de guarda ou de companhia e isso faz com que os dois sexos tenham suas vantagens e desvantagens.

No caso de guarda, o macho apresenta um instinto de proteção do seu território natural, isso devido à natureza do macho de proteger seu território de outros machos ou de predadores. A cobertura de área que um macho pode fazer chega a oito mil metros quadrados, se este estiver bem treinado para desenvolver sua função. O macho leva a desvantagem de poder ter sua atenção distraída quando tiver fêmeas no cio no seu território ou outros machos. Nos dois casos o macho ficara muito mais atento a essas situações, perdendo o seu foco de guarda.  

As fêmeas têm um instinto de proteção muito aguçado, pois, tem a intenção de proteger seu território de possíveis predadores dos seus filhotes. A fêmea, quando tem sua primeira cria, fica com esse instinto de proteção ainda maior.  Ela tem a qualidade de não se distrair com machos e tem uma convivência mais pacifica perto de outras fêmeas. Tem uma área de cobertura um pouco menor do que do macho, porém, uma guarda mais pronunciada perto de casas e instalações. Isso devido a ela entender que ali é um local seguro para ter seus filhotes. Um inconveniente da fêmea é o cio a cada seis meses.

Em resumo, o macho tem uma área de cobertura maior, porém, pode ter sua atenção desviada com certos artefatos. Já a fêmea apresenta uma cobertura de área um pouco menor, mas um instinto de defesa dos filhotes muito aguçado além de não ser distraída com grande facilidade.  Apesar de todas essas considerações, tanto machos como fêmeas apresentam ótimos resultados na guarda de casas, chácaras, fazendas, estabelecimentos comerciais, empresas, etc. O pastor alemão é um cão muito focado, com grande presença.

No caso de companhia, tanto machos como fêmeas tem resultados excelentes, com ótimo convívio com crianças e idosos, sem que haja relatos de casos de animais dessa raça que tenham atacado pessoas da família ou amigos quando na presença do dono. Alguns pastores têm sido utilizados em programas de reabilitação em deficientes físicos e visuais, o que demonstra mais uma vez a funcionalidade do pastor alemão.

Tire suas dúvidas sobre cães entrando em contato conosco através do nosso e-mail, na seção Fale Conosco ou deixando suas dúvidas no nosso Fórum. Teremos o maior prazer em responder as suas questões.