O pedigree é importante ?
A função do pedigree hoje é muito maior do que um simples papel com o nome dos pais, avós e bisavós do cão. Este certificado comprova que o animal tem um histórico genético que demonstra suas características, além de seguir as linhas de sangue dos mais primorosos cães pastores alemães existentes no mundo.  

O pedigree primeiramente mostra que o animal tem uma linhagem definida e apresenta pais, avós e bisavós que foram selecionados dentro dos padrões do pastor alemão, demonstrando que eles mantêm a qualidade e as características de um legitimo exemplar da raça. Além disso, no pedigree são registrados os principais acontecimentos de um cão como, por exemplo, o controle de displasia coxo femoral, um problema que deve ser combatido por todos os criadores. Com o registro do resultado deste exame, pode-se ter um controle dessa doença. Animais que tenham laudos de displasia coxo-femoral média ou grave devem ser retirados da criação, isso devido essa doença ter grande fator genético de transferência para os descendentes.

Existem dois tipos de pedigree hoje no Brasil, o pedigree de pais selecionados (cor rosa) e o pedigree de pais sem seleção (cor azul). Quando um pastor alemão vai ser utilizado para reprodução ele deve passar por uma série de exames para que os filhotes possam receber o registro. Tanto a mãe quanto o pai devem passar pela prova de CAB (Adestramento Básico) e Seleção, onde um juiz credenciado fará a avaliação do animal nos mais diversos quesitos e aprová-lo ou não. Nessas provas é avaliada a morfologia do animal, tamanho, peso, instinto de ataque, conformação, entre outros aspectos.

O pedigree também é um atestado de propriedade do animal. Todo animal tem seu registro emitido em nome do criador. O atestado de transferência serve para que o novo proprietário possa registrar o animal em seu nome.

Além disso, títulos de grande importância são registrados no pedigree, demonstrando que aquele animal obteve as qualificações em determinadas provas, demonstrando assim todo o seu potencial de suas qualidades dentro do padrão racial do Pastor Alemão.  

Sendo assim, o pedigree mostra que o animal tem uma linhagem de sangue aprovada dentro da raça, por juizes qualificados para avaliá-lo. Isso faz com que cada vez mais tenhamos uma raça com grande desenvolvimento genético, com controle de possíveis patologias indesejáveis a qualquer animal e garantias de um animal de boa procedência.
    
Tire suas dúvidas sobre cães entrando em contato conosco através do nosso e-mail, na seção “Fale Conosco” ou deixando suas dúvidas no nosso Fórum. Teremos o maior prazer em responder as suas questões.